Informativo 3
Diferença entre “Calibração” e “Manutenção ou Ajuste”
Calibração: nome dado ao conjunto de operações que estabelecem, sob condições especificadas, a relação entre os valores indicados por um instrumento (calibrador) ou sistema de medição e os valores representados por uma medida materializada ou um material de referência, ou os correspondentes das grandezas estabelecidas por padrões.
Manutenção ou Ajuste: combinação de todas as ações técnicas e administrativas, incluindo supervisão, destinadas a manter ou recolocar um item em estado no qual possa desempenhar uma função requerida.
Quando calibramos um instrumento, somente demonstramos, por meio de medições, as condições em que o equipamento se encontra, ou seja, a calibração não faz com que o equipamento esteja em conformidade com o pretendido.
A calibração consiste em realizarmos no mínimo 3 medições (leituras), por ponto de calibração (pontos na escala do instrumentos), confrontando padrões de valores conhecidos contra o equipamento. Dessas medições (leituras) retiramos a média, onde podemos então, analisar o erro de cada ponto calibrado e junto aos fatores de influência, determinar a Incerteza da Calibração.
Calibração é análise de dados.
Esses dados representam a situação atual do equipamento.
Então saberemos que para o ponto de 20 kg, a balança em questão terá um erro de 0,1 kg +/- a incerteza expandida, em nosso caso 0,1 kg:
Resultado Declarado: 20,1 +/- 0,1 kg
A Calibração está finalizada. Com esses dados analisaremos a necessidade da Manutenção ou Ajuste, caso o equipamento não esteja em conformidade com a tolerância exigida.
A calibração periódica dos equipamentos é de vital importância em um processo, pois com ela podemos analisar se o que estamos medindo está de acordo com o pretendido.
A falta de calibração pode resultar em desperdícios desnecessários, causando prejuízos a um processo.
Estabelecer um programa de calibração e manutenção dos instrumentos de medição, que contemple os critérios para calibração e manutenção, incluindo os parâmetros a serem calibrados; as metodologias; as frequências e quando procedente, o laboratório ou organismo responsável pelas calibrações, são fundamentais.
A Calibração não determina se um equipamento está apropriado para uso.
Perante o conhecimento do que é uma Calibração, fica mais fácil entender o que é Manutenção ou Ajuste.
A Manutenção ou Ajuste por sua vez consiste, por meio de ajustes internos ou externos, fazer com que o desempenho do equipamento seja de acordo com o requerido. As manutenções podem ser tanto Preventivas como Corretivas.
Seguindo o exemplo da Tabela 01:
Após Calibrarmos a balança, observamos que no ponto de 20 kg existe 0,1 kg de erro, e não podemos admitir esse erro. Então romperemos o lacre da balança e ajustaremos para que quando aplicada uma carga de 20 kg, o equipamento leia exatamente 20 kg. Faremos com que o equipamento tenha o desempenho requerido.
Na teoria, Calibração está enquadrada na área da Metrologia Científica e tem como seu principal órgão regulamentador o INMETRO. Já a Manutenção ou Ajuste está enquadrada na área da Metrologia Legal, tendo como seu principal órgão regulamentador o IPEM de cada região.
“A principal fonte de erros de uma medição é a falta de conhecimento do operador”.
O termo “aferição” não é mais utilizado.